segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Beefcake ou Divas?

Revistas gays dos EUA tiram modelos musculosos de suas capas e colocam divas da música no lugar.

Revistas gays do mundo inteiro costumam ter belos homens com pouca roupa em suas capas. É assim na australiana DNA, nas francesas Têtu e Pref, na brasileira JUNIOR e assim sucessivamente. Nos Estados Unidos não. Duas das principais revistas do país, Out e Instinct resolveram estampar divas da música em suas atuais edições. Na Out, Lady Gaga estampa a capa. Na Instinct, foi a vez de Kylie Minogue. Em ambas, as meninas concederam entrevistas bastante reveladoras.

"As razões para escolher seus personagens de capa são comerciais e editoriais. Isto é: é preciso vender, mas também é preciso que o personagem traduza o que pensa a revista", declarou Marcelo Cia, que edita a JUNIOR. Gilles Wullus, diretor de redação da francesa Têtu, disse em sua passagem recente ao Brasil que os homens que aparecem na capa da revista sempre estão seminus e, geralmente, possuem origem caucasiana (loiros ou de cabelos pretos e pele branca), pois assim a revista vende mais. Têtu já estampou divas em suas capas nos primeiros anos da publicação, mas observou-se que a presença de homens belos aumenta em 20% o número de venda em banca, o que não pode ser desconsiderado.

As revistas norte-americanas estão apostanto em novas fórmulas, o que é louvável. Resta saber se o retorno comercial incentivará mais capas fora do padrão.

0 comentários: