terça-feira, 4 de agosto de 2009

Ela abala as estruturas do museu Hermitage


O famoso museu Hermitage de São Petersburgo está muito preocupado com a moda de realizar shows de rock em suas portas, na Praça do Palácio, pelo risco do excesso de ruído danificar suas obras. Por isso, o museu está medindo o ruído dos shows para estudar os danos que podem causar a seu acervo, informa reportagem do "El País".

A última medição foi realizada durante o show de Madonna, que aconteceu no domingo. A pop star não bateu recorde de ruído, que chegou ao máximo de 106,4 decibéis na praça e 80 no museu com as janelas fechadas.

A investigação está sendo realizada em conjunto pelo Hermitage, o Centro Russo de Restauração de Belas Artes e a empresa Electropribor. Os resultados iniciais indicam que 10 shows por ano causam aos quadros um envelhecimento de um ano por causa do barulho.

O Hermitage é um dos primeirso museus a se preocupar com a defesa de suas obras e edifícios dos impactos acústicos e elaborou critérios especias que devem ser cumpridos por organizadores de show na Praça do Palácio.

Quando em 2007 os Rolling Stones informaram que seu show chegou a 115 decibéis, o principal engenheiro do museu, Alexéi Bogdánov, disse que não se poderia permitir isso.

Mijaíl Piotrovski, diretor do museu, disse que autorizou o show de Madonna porque São Petersburgo "não tem um grande estádio" para shows. Mas Piotrovski disse que o Hermitage pode permitir "não mais que dois grandes shows ao ano sem prejudicar obras e o museu".

0 comentários: